• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Pesquisa detecta variante do coronavírus em assintomáticos em Feira de Santana

Pesquisa detecta variante do coronavírus em assintomáticos em Feira de Santana

Estudo foi desenvolvido entre 8 de abril de 18 de maio deste ano

Por Da Redação
Ás

Pesquisa detecta variante do coronavírus em assintomáticos em Feira de Santana

Foto: Divulgação/Ascom Uefs

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) detectou a variante Gama do novo coronavírus em assintomáticos no município. A informação foi divulgada na sexta-feira (18).

O estudo foi desenvolvido entre 8 de abril e 18 de maio de 2021, através detestespara detecção do coronavírus em pessoas sem sintomas. A metodologia utilizada foi a de sequenciamento do RNA viral para encontrar caracterizações genéticas do vírus.

Entre os resultados, foram ressaltados a coleta de 1.400 amostras, forma pela qual foram detectadas as 154 pessoas infectadas pela Covid-19 e classificadas como assintomáticas.

A coleta também evidenciou 122 genomas e uma variante predominante em 100% dos infectados, a P.1/P1.1, conhecida como variante de Manaus.

A ação contou com a mesa de abertura formada pelo reitor Evandro do Nascimento, pelo pesquisador do Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Luiz Carlos Júnior Alcântara, Carlos Frederico Campelo de Albuquerque e Melo, Oficial Nacional da Unidade de Vigilância e Resposta de Emergências da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, e Rivaldo Venâncio da Cunha, infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Fiocruz, Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (VE/SMFS), OPAS/OMS, Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/SVS/MS) e o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário