• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Pesquisa Quaest mostra Marçal à frente de Tarcísio para presidente em 2026; Lula lidera
Política

Pesquisa Quaest mostra Marçal à frente de Tarcísio para presidente em 2026; Lula lidera

Levantamento reforça divisão da direita com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Pesquisa Quaest mostra Marçal à frente de Tarcísio para presidente em 2026; Lula lidera

Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução Instagram/Pablo Marçal | Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (13) construiu a possível disputa pela presidência em 2026, entre o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No cenário, Marçal fica à frente de Tarcísio, enquanto Lula lidera. O petista aparece com 32% das intenções de voto, contra 18% de Marçal e 15% de Tarcísio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.


Divulgação/Quaest

O levantamento foi divulgado pelo cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest. As entrevistas foram realizadas em todo o território brasileiro com 2.000 eleitores entre os dias 25 e 29 de setembro, antes do primeiro turno das eleições municipais, que ocorreu no dia seis de outubro.

Os dados apontam uma divisão dos eleitores de direita com a inegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A Quaest questionou “Caso Bolsonaro não seja candidato, quem é o candidato mais forte contra Lula?”.

Na resposta, Marçal apareceu numericamente à frente de Tarcísio, com 15%, embora o resultado represente um empate técnico com o governador de São Paulo, que teve 13%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro obteve 12%. A essa pergunta, porém, chega a 49% o universo dos que não sabem ou não responderam.

Com a “racha”, Lula conserva 71% dos eleitores que votaram nele no segundo turno de 2022, enquanto os votos de Bolsonaro se diluem entre Marçal (33%) e Tarcísio (32%). 
No recorte por região, Lula mantém a força no Nordeste. O que chama a atenção é o índice de intenção de voto de Marçal, mais que o dobro de Tarcísio. 


Divulgação/Quaest


Divulgação/Quaest

A pesquisa também quis saber se o eleitor acha que Lula deveria se candidatar à reeleição em 2026. 58% acreditam que o presidente não deveria se candidatar, contra 40% que disseram o contrário. 


Divulgação/Quaest

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário