Pesquisa revela aumento de desigualdade entre empreendedores brancos e negros
Brancos ainda levam vantagem na renda, escolaridade e motivação para empreender
Foto: Reprodução / Freepik
De cada 100 brasileiros negros adultos, 40 são empreendedores. É o que revela a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), com apoio do Sebrae, referente ao ano de 2018.
O estudo mostra um aumento de desigualdade entre empreendedores brancos e negros. O empreendedor branco ainda leva vantagem na renda, escolaridade e motivação para empreender.
Enquanto os negros representam 40,2% do total de empreendedores no Brasil, os brancos são 35%. Além disso, o levantamento mostrou que entre os empreendedores negros que começam um negócio predominam pessoas mais jovens: cerca de 55%. Entre os negros, 55,5% empreenderam inicialmente por oportunidade e não por necessidade. Nesta mesma comparação, entre os brancos, o número é de 71,5%.
Escolaridade
Com relação à escolaridade, 12,8% dos empreendedores brancos possuem nível superior completo. Já entre os negros, apenas 6,6% tem graduação concluída. Entre os empreendedores negros que abriram negócio pela primeira vez, 43,7% não têm o ensino médio completo.
Renda
Mais da metade (54,2%) dos negros que abriram uma empresa pela primeira vez têm renda familiar de até dois salários mínimos. Entre os brancos essa proporção é de aproximadamente um terço (37,5%).