Pesquisa revela que Bolsa Família e MST são temas principais de fake news na Bahia
Levantamento considerou publicações entre 15 de março e 22 de maio
Foto: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura
A pesquisa Check Up Fake News, realizada pela Agência Nova/SB e divulgada nesta terça-feira (27), revela que as duas principais notícias falsas vinculadas à Bahia durante o primeiro semestre de 2023 estão relacionadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ao Bolsa Família. De acordo com o levantamento, que considerou dados entre 15 de março e 22 de maio, essas fakes foram disseminadas em redes sociais de veículos jornalísticos, em perfis verificados e também em páginas de pessoas comuns.
Uma grande parte das postagens relacionadas ao Bolsa Família tratava de supostos cortes no benefício. Embora tenham ocorrido cortes reais, eles foram registrados após a identificação de inconsistências cadastrais pelo governo.
Já em relação ao MST, as publicações abordavam as ocupações realizadas pelo movimento no interior da Bahia e estavam relacionadas à pressão pela instalação da "CPI do MST", que foi instalada em maio na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Além disso, os termos "crise", "combustíveis" e "Rio São Francisco" foram associadas a notícias falsas no nordeste e, consequentemente, na Bahia. No total, a pesquisa identificou 6.400 posts fakes sobre a região Nordeste, sendo que 192 continham os nomes "Bahia" ou "Salvador" no texto.