• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Pesquisa revela que crianças deixam de acreditar em Papai Noel por volta dos 8 anos

Pesquisa revela que crianças deixam de acreditar em Papai Noel por volta dos 8 anos

O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV

Por Michel Telles
Ás

Pesquisa revela que crianças deixam de acreditar em Papai Noel por volta dos 8 anos

Foto: Arquivo

Novos tempos meus leitores! Oito anos. Essa é a idade média com que as crianças deixam de acreditar no Papai Noel, segundo um levantamento da Universidade de Exeter (Reino Unido).

Batizado de “Santa Survey”, o estudo, que será concluído em fevereiro de 2020, analisou o relato de 4.200 pessoas de diversos países sobre o momento em que descobriram que o Bom Velinho suas renas não passavam de uma lenda.

“A conversa deve ser simples, olhando a criança em seus olhos, sentada com elas, para que se sintam acolhidas. Sinceridade e carinho são a alma do negócio.”

Segundo o autor do projeto, Chris Boyle, professor de Psicologia da universidade, 15% dos entrevistados admitiram ter sentido raiva ao descobrir que Papai Noel é só uma fantasia. Três em cada dez participantes da pesquisa disseram que, à época da revelação, passaram a confiar menos nos adultos.

“Com 8 anos, as crianças já se desenvolveram intelectualmente, e os adultos concluem que elas podem ser informadas sobre a verdade — explica Boyle. “Recebi histórias muito interessantes sobre meninos que perceberam que Papai Noel não existia ao ver que sua caligrafia é a mesma de seu pai ou da mãe. Também há meninos que perguntam como um homem gordo pode descer pela chaminé, ou por que um estranho pode entrar na casa. Além disso, os pais não são capazes de dizer por que as crianças ricas recebem presentes melhores do que as pobres”.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário