Pesquisa revela que mais de 17 milhões de brasileiros não conseguiram procurar emprego na pandemia
Além disso, outros dois indicadores em junho mostram os impactos da pandemia na economia
Foto: Agência Brasil
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, aproximadamente 17,7 milhões de brasileiros não conseguiram buscar emprego no último mês de maio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número é referente a pessoas que estão fora das atividades e gostariam de estar trabalhando, mas não procuraram uma ocupação ou por causa da pandemia ou por não ter trabalho na localidade em que moram.
A pesquisa também mostrou que 10,9 milhões de pessoas estavam desempregadas no período e não encontraram ocupação. Assim, no total, cerca de 28,6 milhões de pessoas tiveram acesso restrito ao mercado de trabalho durante o mês de maio.
De acordo com o IBGE, como a pesquisa é inédita, é necessário aguardar os próximos resultados para avaliar com mais precisão o impacto da pandemia entre os informais.
Além disso, outros dois indicadores em junho mostram os impactos da pandemia na economia brasileira. A indústria teve queda de 18,8% na comparação com março, e 27,2% se analisado o mesmo período do ano passado. Já o comércio recuou 16,8% nos dois níveis de análise. Os números, tanto no setor industrial quanto no varejo, são recordes negativos.
Um dos setores que mais sentiu o distanciamento social foi o da indústria têxtil, com queda de 28,5% na produção industrial e 60,6% do comércio de vestuário, tecidos e calçados.