• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pesquisadores baianos descobrem única espécie de árvore gigante de gênero raro
Brasil

Pesquisadores baianos descobrem única espécie de árvore gigante de gênero raro

Conclusão inicial é de que o tipo já havia sido extinto na Mata Atlântica

Por Da Redação
Ás

Pesquisadores baianos descobrem única espécie de árvore gigante de gênero raro

Foto: Divulgação

Pela primeira vez, foi descoberta na Mata Atlântica uma árvore gigante do gênero Dipteryx. Ela foi encontrada no município de Branquinha, em Alagoas, por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A descoberta integra a tese de doutorado da pesquisadora Catarina Silva de Carvalho, cujos coautores são os também pesquisadores Haroldo Cavalcante de Lima, Domingos Cardoso, Débora Zuanny e Bernarda S. Gregório.

A descoberta da espécie, que pode alcançar até 30 metros de altura, foi divulgada em artigo publicado, no dia último dia 9, na revista científica Botanical Journal of the Linnean Society.

Os pesquisadores encontraram apenas um tronco adulto e dois jovens em um trecho de floresta preservada dentro de uma fazenda e cercado de lavouras de cana-de-açúcar.

A conclusão inicial era que as árvores haviam sido extintas.

“A maioria das espécies é amazônica, mas através da consulta herbária, a gente viu que tinha esse material da Mata Atlântica, que era muito diferente. Só que a gente não conseguia descrever a espécie porque os materiais eram muito antigos e poucos. Também, quando a gente ia nas áreas citadas nos herbários, as matas tinham sido derrubadas. Já haviam sido dizimadas”, explicou Catarina Carvalho à Agência Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.