Pesquisadores descobrem circuito neural que regula ingestão de álcool

Estudo deseja descobrir se há desenvolvimento de transtornos

Por Da Redação
Ás

Pesquisadores descobrem circuito neural que regula ingestão de álcool

Foto: Reprodução

Um estudo publicado pela University of North Carolina Health Care, no periódico científico Journal of Neuroscience, detectou que certos neurônios podem ser os responsáveis por ingerirmos mais ou menos álcool.

Os pesquisadores já detectaram que uma região do cérebro chamada núcleo central da amígdala (CeA, na sigla em inglês), desempenha papel nos comportamentos relacionados ao uso e consumo de álcool em geral. A pesquisa identificou um circuito neural específico que, quando alterado, fez com que os animais bebessem menos álcool.

Os estudiosos decidiram investigar se uma população de neurônios que expressam um neuropeptídeo específico (neurotensina ou NTS) contribui para comportamentos semelhantes a recompensas e consumo de álcool. Eles queriam entender esses neurônios no contexto do uso inexperiente de álcool, como quando uma pessoa bebe pela primeira vez.

Eles se utilizaram da optogenética — técnica em que a luz ativa esses neurônios—, estimularam as projeções terminais dos neurônios e descobriram que essa estimulação os inibia. Quando os cientistas estimulavam essa projeção com um laser na caixa onde os camundongos estavam, os animais passavam mais tempo onde a estimulação ocorria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário