Pesquisadores descobrem oceano em lua gelada de Saturno
Superfície está situado a uma profundidade de 20 a 30 quilômetros
Foto: Nasa/ESA/STScI/Amy Simon (Nasa-GSFC)
Descobertas feitas por pesquisadores revelaram que Mimas, uma das luas de tamanho médio de Saturno, abriga um oceano sob sua superfície congelada, situado a uma profundidade de 20 a 30 quilômetros. A novidade foi documentada na revista científica Nature, em uma publicação datada de quarta-feira (7).
Essa revelação posiciona Mimas entre os satélites que abrigam reservatórios oceânicos, expandindo nossa compreensão sobre os mundos aquáticos no sistema solar.
A presença desse oceano em Mimas sugere que a existência de água líquida pode ser uma característica comum em diversos corpos celestes. Como destacou Valéry Lainey, astrônomo do Observatório de Paris e um dos pesquisadores envolvidos, a interação da água com o núcleo rochoso da lua poderia gerar energia química, potencialmente sustentando formas de vida.
Os cientistas também estimam que o oceano em Mimas seja relativamente jovem, com formação ocorrida há aproximadamente 25 milhões de anos. Comparativamente, os oceanos da Terra surgiram há cerca de 4 bilhões de anos, segundo as análises realizadas.