Pesquisadores desenvolvem colírio que corrige problemas de visão
Tratamento foi testado em porcos e obteve bons resultados
Foto: Reprodução
Abandonar os óculos de vez, sem precisar de cirurgia corretiva, já pode ser uma possibilidade, segundo os pesquisadores do Medical Center de Jerusalém e do Instituto de Nanotecnologia e Materiais Avançados da Universidade de Bar-Ilan que desenvolveram um colírio que promete corrigir os problemas causados pela miopia.
Eles descobriram uma maneira de remodelar a córnea, que responde por 60% da capacidade óptica, que chamaram de Nano-Drops e que pode ser ativado em casa com aplicativos de smartphone, um pequeno dispositivo a laser e um colírio especial criado a partir de nanopartículas de proteínas atóxicas.
O tratamento foi testado em olhos de porcos, que possuem um sistema óptico semelhante ao do ser humano e obteve bons resultados.
“Queremos modificar a visão e corrigir os tipos de erros refrativos”, disse o médico David Smadja, um oftalmologista, que desenvolveu a técnica junto com o professor Zeev Zalevsky, da Faculdade de Engenharia Kofkin de Bar-Ilan, e o professor Jean -Paul Moshe Lellouche, chefe do Departamento de Química de Bar-Ilan.
Por ainda estar em fase de testes, a nova tecnologia ainda não tem prazo para ser disponibilizado aos consumidores.