Pesquisadores desenvolvem novo colírio para a doença do olho seco
Medicamento combate anticorpos ligados a inflamações que desencadeiam a complicação ocular
Foto: Reprodução
Pesquisadores americanos desenvolveram novo colírio para a doença do olho seco. Segundo eles, o medicamento combate anticorpos ligados a inflamações que desencadeiam a complicação ocular
Em estudos anteriores, os investigadores descobriram que filamentos de DNA são expulsos de neutrófilos, um tipo de glóbulo branco, e formam espécies de teias na superfície dos olhos, causando a inflamação que gera a doença do olho seco. Os pesquisadores resolveram se aprofundar nos mecanismos relacionados à complicação ocular identificando anticorpos anticitrulinados (ACPAs), produzidos pelo sistema imune, no líquido lacrimal humano.
Com isso, eles desenvolveram um colírio formulado a partir de anticorpos combinados. O medicamento continha tipos variados de anticorpos que neutralizam os efeitos negativos dos ACPAs. Participaram do teste 27 indivíduos com a doença do olho seco na forma grave.
Uma parte dos voluntários recebeu o remédio experimental e foi orientada a administrar uma gota em cada olho duas vezes ao dia, durante oito semanas. O grupo controle recebeu as mesmas instruções, mas colírios sem anticorpos. Como resultado, os cientistas descobriram que os participantes que usaram o novo colírio tiveram redução estatística e clinicamente significativa no dano da córnea, quando comparados ao grupo controle.
Os dados foram publicados na revista especializada Ocular Surface.