Pesquisadores encontram camaleão raro que não era visto na natureza há mais de 100 anos
Fêmeas da espécie foram registradas pela primeira vez
Foto: Divulgação | Salamandra Journal
Pesquisadores da Alemanha e de Madagascar encontraram uma espécie rara de camaleão que não era vista na natureza há mais de 100 anos. A descoberta foi divulgada nesta sexta (30) em um relatório publicado na revista alemã 'Salamandra Journal'.
O animal, da espécie Furcifer Voeltzkowi, foi encontrado durante expedição realizada por cientistas do instituto de pesquisa da Coleção de Zoologia do Estado da Baviera, na Alemanha, e ocorreu entre os meses de março e abril de 2018.
Segundo pesquisa feita pelos cientistas, os répteis vivem apenas durante a estação das chuvas e isso pode explicar o motivo deles terem um vida curta. Eles explicaram que os camaleões da espécie crescem rapidamente, lutam com predadores, acasalam e morrem em apenas alguns meses.
Fêmeas da espécie foram documentadas pela primeira vez durante a expedição. Os pesquisadores descobriram que elas exibem padrões coloridos na pele durante a gravidez, quando encontram machos ou quando estão sob efeito de estresse.
No estudo, os cientistas disseram que os camaleões da espécie estão ameaçados de extinção por causa do desmatamento e ressaltou que "redescobrir espécies 'perdidas' é muito importante para fornecer dados cruciais para medidas de conservação e também trazer alguma esperança em meio à crise da biodiversidade".