Petrobras apresenta novo pedido para explorar petróleo na Foz do Amazonas
Presidente da estatal argumenta em favor do empreendimento e esclarece mal-entendidos
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou na quinta-feira,25, que a estatal apresentou um novo pedido para perfurar o oceano na região da Foz do Amazonas, com o objetivo de explorar petróleo e gás natural. O pedido anterior havia sido negado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
"Após a realização da APO, de forma satisfatória, aguardaremos a avaliação do IBAMA sobre a emissão da licença ambiental para a perfuração no Bloco Exploratório FZA-M-59 (Amapá Águas Profundas). Assim, requeremos hoje que seja analisada esta reapresentação de pedido de expedição de licença ambiental para a atividade de perfuração marítima, com base nas razões apresentadas e acrescidas e na juntada de novos documentos, os quais evidenciam os fatos reportados no pedido.", escreveu no twitter.
A divergência em relação à perfuração na bacia do Foz do Amazonas gerou uma crise no governo. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu o parecer técnico do Ibama. Por outro lado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, classificou as exigências do Ibama para a realização de novos estudos antes da perfuração como incoerentes e absurdas.