Petrobras bate recordes de produção de gasolina e diesel em junho
Utilização das refinarias no trimestre teve o melhor resultado desde 2015
Foto: Agência Petrobras
Em junho, a Petrobras bateu recordes mensais de produção de gasolina e diesel S10, além de alcançar a marca histórica de 72% no processamento de petróleo oriundo do pré-sal. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pela Agência Petrobras.
Foram produzidos, no mês passado, 2,01 bilhões de litros de gasolina, melhor resultado desde 2014. Na produção de diesel S10, a o volume chegou aos 2,11 bilhões de litros, superando o recorde anterior de maio deste ano.
Os recordes de produção foram essenciais para o atendimento das vendas crescentes da companhia, que em junho registraram aumento, em relação ao mesmo período do ano passado, de 26% na gasolina, 2,9% no diesel S10 e 5,7% no querosene de aviação. Já o Fator de Utilização Total (FUT) das refinarias da Petrobras no segundo trimestre atingiu a marca de 93%, melhor resultado desde 2015.
O FUT considera o volume de carga de petróleo processado e a carga de referência das refinarias, ou seja, sua capacidade operacional, respeitando os limites de projeto dos equipamentos, os requisitos de segurança e a qualidade dos derivados produzidos.