Petrobras não alcança meta de investimentos em 2022 e fica 17% abaixo do planejado
O investimento anual da estatal retornou ao patamar registrado em 2004
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O volume de investimentos da Petrobras em 2022 ficou 17% abaixo do planejado para o ano e os dados da empresa mostram ainda que a média anual de investimentos nos últimos três anos (2020 - 2022) ficou em US$ 8,6 bilhões.
Com esse valor, o investimento anual da estatal retornou ao patamar registrado em 2004. No ano passado, a empresa petroleira somou US$ 8,956 bilhões em investimentos, um aumento de 2,1% na comparação com o ano anterior.
Apesar do resultado na comparação ter sido positivo, o balanço da estatal reconhece que a cifra frustrou o planejamento previsto pelo Plano Estratégico da empresa. .“O Capex (sigla em inglês para gastos de capital) foi 17% abaixo do planejado para o ano no Plano Estratégico 2022-2026”, cita o balanço divulgado na noite de quinta-feira (2).
De acordo com o documento, a meta de investimentos não foi alcançada no ano passado por três fatores. Primeiro, alguns dos projetos previstos para 2022 foram adiados para 2023. A estatal também argumenta que houve “otimizações de gastos exploratórios” – o que também reduziu o volume de investimentos.
E por fim, a terceira razão é a não substituição prevista de alguns dutos nos campos de Búzios e Tupi porque a inspeção técnica mostrou maior vida útil da infraestrutura.