Peugeot 2008: testamos a nova geração do SUV com motor T200
Nova geração tem desempenho justo e confortável mas preço pode não ser o suficiente
O Peugeot 2008 foi apresentado em Alagoas na semana passada em sua nova geração com motor T200 Flex, agora usando a plataforma CMP que é a mesma adotada em outros mercados. Embora um pouco menos equipado que a versão europeia o Peugeot 2008 tem como destaque itens inéditos de segurança para a linha, o desempenho do motor turbo e o design para concorrer com um disputado segmento onde estão outros 18 SUVs compactos.
O visual já conhecido e revelado no e2008, traz o novo design das garras separadas do novo conjunto ótico sempre em LED sendo full LED na versão GT. Há um novo pára-choque mais anguloso, novo skidplate, grade que envolve o pára-choque e o novo emblema clássico do leão sobre fundo preto e desenho branco.
Na traseira o efeito ótico 3D está nas luzes e há uma peça horizontal que remete à antiga geração com o logo escrito da Peugeot, o característico pára-choque traseiro avançado e novas rodas de 17 polegadas.
Interior refinado mas já conhecido
Por dentro o Peugeot 2008 tem toda a herança do painel do 208 porém com várias mudanças e um acabamento melhorado. Console elevado, bancos em couro e tecido (variam conforme a versão), visão 3D no painel (versão GT), porta USB-C, carregador de celular sem fio, detalhes de costura em verde adamite e detalhes que imitam fibra de carbono são destaque do carro que apesar de ter interior conhecido há três anos ainda tem ares de novidade.
Outro destaque está na multimídia com 10,3” que é nova e traz gráficos mais ousados, espelhamento com e sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e rádio além de câmera traseira de melhor resolução e sistema de auxílio 360° no modelo GT.
Motor só turbo e essa é a melhor notícia
O Peugeot 2008 tem somente o motor T200 turbo. Com o fim da geração anterior, a Stellantis também tira de linha o motor 1.6 aspirado EC5 e também o 1.6 turbo THP no novo Peugeot 2008. Assim o novo SUV tem motor 1.0 T200 de 130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio automático do tipo CVT que simula sete velocidades.
Na dianteira o Peugeot 2008 tem sistema McPherson tradicional e na traseira usa sistema de eixo rígido Twist Beam, amortecedor de dupla ação e traz freios a disco nas quatro rodas.
Nas medidas o novo Peugeot 2008 com 4,30m de comprimento, 2,61m de entre eixos, 1,54m de altura e 1,99m de largura. São 18,2° de ângulo de entrada e 29,7° de saída com 22,7cm de altura máxima do solo e porta malas de 419 litros de capacidade.
Primeiro teste
O Peugeot 2008 traz plataforma e motor já conhecidos porém com uma embalagem e resultado diferente daquele visto em outros produtos como o Citroën C3 Aircross. O Peugeot transmite muito mais refinamento e principalmente silêncio a bordo.
A boa posição de dirigir mais elevada e o motor turbo tem ajuste específico com evoluções de marcha mais rápidas (ainda que seja um CVT) e boas frenagens no nosso primeiro teste que foi bem curto no litoral norte de Alagoas.
O silêncio se mantém mesmo em acelerações mais vigorosas ou retomadas de velocidade e há novidades como o novo sistema de multimídia com respostas ao toque mais rápidas e som com acústica melhor do que outros carros com a mesma plataforma.
Porém o preço da versão GT, a única disponível durante o nosso teste, é alto considerando os padrões dos demais modelos 1.0 turbo o que torna a vida do Peugeot 2008 um pouco mais difícil ao ser comparado com outros veículos.
Talvez o único senão do Peugeot 2008 seja a adoção de apenas quatro airbags nas versões de acesso e não seis bem como a ausência de pacote ADAS completo em todas as versões, algo que já virou tendência nos recém chegados a esse segmento tão sensível ao nível de equipamentos. O Adas da linha Peugeot tem alertas de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto, reconhecimento de placas e detector de fadiga mas não traz controle de Cruzeiro adaptativo ou alerta de ponto cego por exemplo.
Outro ponto é que o Peugeot 2008 é um carro é bem equipado e tem bom desempenho mas a Peugeot ainda é uma marca em recuperação entre outros veículos mais tradicionais que custam o mesmo como um Volkswagen T-Cross Comfortline, Chevrolet Tracker LTZ, Volkswagen Nivus, Hyundai Creta e Nissan Kicks.
Versões
A versão de entrada é a Active que traz rodas aro 17, farol em LED com setas halógenas, ar condicionado digital, quatro airbags, bancos em tecido e couro, nova multimídia de 10,3” e freio de estacionamento de série por R$ 119,9 mil.
Já a versão Allure intermediária incorpora mais itens de segurança como alerta de ponto cego e de comodidade como espelhos retrovisores rebativeis, câmera 360°, chave presencial, bancos revestidos em couro e carregador de celular sem fio por R$ 129,9 mil
A versão topo de linha é a GT que embora tenha a mesma motorização das demais traz um visual mais esportivo com emblema sobre os paralamas, grade na cor do carro e teto na cor preta. O Peugeot 2008 GT 2025 incorpora ainda teto solar panorâmico, faróis em LED 3D (com Led também na seta), painel 3D, bancos em couro GT e pacote ADAS com seis airbags. A versão GT custa R$ 149,9 mil.
Garantia e pré venda
O Peugeot 2008 2025 vem importado da Argentina com três anos de garantia e pacote com as três primeiras revisões por R$ 732. Também tem acessórios da linha Mopar como soleira e ponto de luz externo iluminados, rack de teto, suporte de bicicleta, bolsa organizadora de objetos, nivelador de carga no porta malas e suporte de paletó para o encosto de banco. A pré venda começa amanhã nas concessionárias e os preços são válidos até o dia 31 de agosto.