PF apreende dinheiro em espécie na casa de funcionário da Petrobras
Ação faz parte da Lava Jato no Rio
![PF apreende dinheiro em espécie na casa de funcionário da Petrobras](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/46588/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=e3f6bc45ef620e2b6278d2a751d15f2f)
Foto: Reprodução
A Polícia Federal apreendeu nesta quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, uma grande quantidade de dinheiro em espécie na casa de um funcionário da Petrobras, alvo da 76ª fase da Lava Jato. Até o momento, a PF ainda não informou se a quantia pertence ou não ao funcionário, que não teve a identidade revelada.
Ainda na ação, batizada de Sem Limites III, a PF apreendeu em outro local malas com mais dinheiro. A operação tem como principal objetivo investigar crimes de corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro na área comercial da Petrobras, especialmente no comércio de bunker, como é conhecido o produto escuro usado como combustível de navio.
De acordo com a PF, a suspeita é que funcionários e ex-funcionários da estatal estejam envolvidos no esquema que movimentou cerca de R$ 45 milhões em propinas entre 2009 e 2018. O Segundo o Ministério Público Federal (MPF) sustenta que há várias provas de que os investigados promoviam um verdadeiro rodízio no fechamento de operações com as empresas do setor e que estas também pagavam vantagens indevidas.
A Petrobras disse, em nota, que colabora com as investigações da Lava Jato desde 2014, e atua como coautora do Ministério Público Federal e da União em 21 ações de improbidade administrativa em andamento. "Cabe salientar que a Petrobras já recebeu mais de R$ 4,6 bilhões, a título de ressarcimento, incluindo valores que foram repatriados da Suíça por autoridades públicas brasileiras", diz a nota.