Brasil

PF deflagra a 66ª fase da Operação Lava Jato

Ação apura lavagem de dinheiro praticada por funcionários do Banco do Brasil

Por Da Redação
Ás

PF deflagra a 66ª fase da Operação Lava Jato

Foto: Divulgação/PF

Na manhã dessa sexta-feira (27), a Polícia Federal (PF), em cooperação com o Ministério Público Federal (MPF) e Receita Federal, deflagrou a 66ª fase da Operação Lava Jato, denominada Alerta Mínimo. 

Estão sendo cumpridos 7 mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo/SP e 1 em Natal/RN. As medidas cautelares foram expedidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.

Segundo o MPF, esse inquérito tem como foco principal a apuração de crimes de lavagem de dinheiro praticados por doleiros e funcionários do Banco do Brasil, que teriam atuado em benefício de empresas que contratavam com a Petrobras e necessitavam de dinheiro em espécie para o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

Esta etapa da Lava Jato investiga três gerentes e um ex-gerente do Banco que atuaram para facilitar a realização de operações de lavagem de dinheiro entre os anos de 2011 e 2014. As movimentações superaram R$ 200 milhões. Os gerentes são vinculados a três agências do Banco do Brasil em São Paulo.

O nome da operação faz referência ao fato de que os alertas de operações atípicas do sistema interno do banco para comunicação ao COAF passaram a ser encerrados, mediante a apresentação de justificativas pelos gerentes de agência, como se não houvesse indícios de lavagem de dinheiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário