PF deflagra operação contra a prática de crimes tributários e financeiros
Ação ocorre em quatro estados e no Distrito Federal
Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Background que tem o objetivo atuar contra a prática de crimes tributários e financeiros de fraude à execução e contra a organização do trabalho, de organização criminosa e de lavagem de dinheiro, em quatro estados e no Distrito Federal. No total, são cumpridos 53 mandados de busca e apreensão, além do sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.
Ao todo, mais de 240 policiais cumprem as medidas judiciais, que foram expedidas pelo Juízo da 4ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, nos estados de São Paulo, Amazonas, Pará, Pernambuco e Distrito Federal.
Segundo a PF, os investigados se organizaram em um sofisticado esquema contábil-financeiro para desviar o patrimônio das empresas do grupo, transferindo-o para os seus sócios e interpostas pessoas (“laranjas”), com a finalidade de elidir tributos e direitos trabalhistas de centenas de empregados, causando um prejuízo aos cofres públicos e aos trabalhadores apurado em mais de R$ 8,64 bilhões.
O nome da operação faz referência à forma de ocultação patrimonial empregada pela organização criminosa, criando empresas paralelas, com sócios aparentes, para receber o patrimônio do grupo empresarial, com a finalidade de impedir o pagamento dos créditos trabalhistas e tributários, garantindo que o patrimônio permaneça com seus gestores.