• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • PF deflagra operação contra desvio de recursos públicos da saúde em municípios de SP

PF deflagra operação contra desvio de recursos públicos da saúde em municípios de SP

São cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária

Por Da Redação
Ás

PF deflagra operação contra desvio de recursos públicos da saúde em municípios de SP

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (20), a Operação Contágio, que tem o objetivo de investigar os desvios de recursos públicos na área da saúde nos municípios de Hortolândia, Embu das Artes e Itapecerica, todos em São Paulo.  

Ao todo, são cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária, que foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

A investigação se deu após a Controladoria Geral da União (CGU) ter identificado uma Organização Social, sem capacidade técnica, contratada por esses municípios. Foram constatados indícios de fraude e direcionamento para prestação de serviços de saúde, em contratos que, somados, superam R$ 100 milhões. 

De acordo com a polícia, alguns desses contratos foram firmados de maneira emergencial, para gestão e atendimento de pessoas infectadas com Covid-19. Essas subcontratadas, após os repasses de recursos pela OS, efetuaram centenas de saques em espécie que somam mais de R$ 18 milhões, segundo as apurações. 

Os crimes apurados são de peculato (art. 312, do Código Penal), fraude à licitação (arts. 89 e 90 da Lei nº 8.666/93), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98) e organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário