• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • PF deflagra operação contra esquema de garimpo ilegal em terra Yanomami
Brasil

PF deflagra operação contra esquema de garimpo ilegal em terra Yanomami

Na ação, batizada de Forja de Hefesto, são cumpridos 4 mandados de prisão e 7 de busca e apreensão

Por Da Redação
Ás

PF deflagra operação contra esquema de garimpo ilegal em terra Yanomami

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na madrugada desta quinta-feira (14), uma operação para desarticular um esquema de financiamento e exploração de garimpo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Batizada de Forja de Hefesto, a ação cumpre quatro mandados de prisão e sete de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista e Ariquemes, em Rondônia, e Ribeirão Preto, em São Paulo. Houve ainda o bloqueio de R$ 240 milhões dos investigados por determinação da Justiça Federal. Para a PF, esse seria o valor do lucro que o grupo teria tido com a extração ilegal no território indígena.

Transações financeiras foram identificadas pela investigações, que apontam que essas movimentações estão relacionadas à venda de cassiterita extraída ilegalmente da região para um dos maiores produtores mundiais de estanho (metal).

Ainda segundo informações da PF, o material extraído ilegalmente era vendido para empresas multinacionais de vários ramos e até as 'big techs', como são chamadas as gigantes da tecnologia.

A justiça determinou a suspensão das atividades da mineradora, que possui mais de 150 processos minerários, inclusive para pesquisa e exploração de minérios. As investigações seguem em andamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.