• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • PF faz operação contra grupo suspeito de fraudar benefícios do INSS na Bahia
Bahia

PF faz operação contra grupo suspeito de fraudar benefícios do INSS na Bahia

No total, cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador e Vera Cruz

Por Da Redação
Ás

PF faz operação contra grupo suspeito de fraudar benefícios do INSS na Bahia

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (8), cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador e Vera Cruz, na Região Metropolitana (RMS). Na ação, os policiais investigam um grupo criminoso suspeito de fraudar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por incapacidade.

Segundo informações da PF, a investigação teve início há cerca de dois anos, quando foram identificadas diversas concessões de benefícios previdenciários de forma ilegal. Os investigadores acreditam que isso aconteceu mediante a apresentação de atestados médicos com conteúdo falso durante a perícia do INSS.

Os atestados e relatórios médicos certificavam que pessoas possuíam doenças, como transtornos mentais, mesmo que elas não apresentassem quaisquer traços ou sintomas de tais condições clínicas.

Pelo menos 100 benefícios foram concedidos de maneira fraudulenta nos últimos dois anos. O prejuízo para os cofres públicos é estimado em mais de R$ 6 milhões, mas poderia ter chegado a R$ 68 milhões caso o esquema não tivesse sido descoberto.

Até o momento, a PF não divulgou os nomes dos investigados, nem disse se há funcionários do órgão entre eles. Os envolvidos responderão pela prática dos crimes de associação criminosa e estelionato previdenciário, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de nove anos de prisão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.