PF prende 24 pessoas por boca de urna e apreende R$ 63 mil em dinheiro por compra de votos no Rio
Presos atuavam na eleição municipal como cabos eleitorais de um candidato a prefeito
Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal (PF) aprendeu, em flagrante, 24 pessoas por tentativa de compra de votos, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, no sábado (5). Os presos atuavam na eleição municipal como cabos eleitorais de um candidato a prefeito, na capital fluminense.
O ato dos policiais aconteceu em um imóvel supostamente utilizado pelo candidato para efetivar a compra dos votos. Depois da vigilância na frente do local, policiais federais avistaram aproximadamente 15 pessoas saindo da casa e efetivaram a abordagem. Foi encontrado com o bando dinheiro em espécie e relação com nome de eleitores.
No decorrer das buscas, os policiais acharam R$ 63 mil, em espécie, um carro adesivado com propaganda do candidato e uma pistola com dois carregadores. Também foram encontradas uma lista com nome de eleitores que supostamente receberiam para “vender” seus votos.
A operação foi desenvolvida pelo Grupo de Combate aos Crimes Eleitorais (GET), com apoio de policiais federais da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE), da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros (DELECOR), da Delegacia da PF em Nova Iguaçu e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI).
Já os presos foram encaminhados à Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro para lavratura do auto de prisão em flagrante. Todos respondem pelos crimes de associação criminosa, corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro.