Brasil

PF prende 8 em operação contra contrabando de migrantes para os EUA

Ação contou com a colaboração da polícia internacional

Por Da Redação
Ás

PF prende 8 em operação contra contrabando de migrantes para os EUA

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (31), a Polícia Federal de São Paulo deflagrou uma operação internacional contra contrabando de migrantes e lavagem de dinheiro.  Na ação, oito pessoas foram presas temporariamente. 

Agentes da polícia internacional cooperaram com a Polícia Federal e a agência norte-americana de imigração (U.S. Immigration and Customs Enforcement - ICE).

E além das prisões, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra, na Grande São Paulo e em Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

Investigações 

Segundo as investigações, os criminosos movimentaram no Brasil US$ 10 milhões entre 2014 e 2019. A 10ª Vara Federal Criminal em São Paulo, especializada em lavagem de dinheiro, e a Justiça Federal do Acre determinaram o bloqueio de 42 contas bancárias usadas na prática dos crimes.

Os inquéritos começaram em maio de 2018, quando houve a denúncia de que estrangeiros que vivem em São Paulo estavam liderando uma organização criminosa voltada à promoção de migração ilegal de pessoas para os Estados Unidos.

Além da cooperação da polícia internacional, houve ação controlada, interceptação telefônica e de e-mails, quebras dos sigilos bancário e fiscal, dentre outras medidas investigativas. O grupo criminoso também providenciava solicitações de refúgio ou o fornecimento de documentos de viagem falsos (passaportes, vistos e cartas de tripulantes marítimos) a migrantes ilegais vindos de países do Sul da Ásia: Afeganistão, Bangladesh, Índia, Nepal e Paquistão.

Os integrantes devem responder pelos crimes de contrabando de migrantes, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações ainda não foram concluídas, e outros crimes podem ser descobertos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.