PGR deve apresentar denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado até o fim de fevereiro
Em novembro de 2024, ex-presidente e outras 39 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal
Foto: Agência Brasil/ Fabio Rodrigues
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) até o final de fevereiro. Segundo o jornal O Globo, essa é também a expectativa de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que participaram da sessão solene de abertura do Ano Legislativo no Congresso Nacional, na segunda-feira (3).
Nos bastidores, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, tem afirmado que o caso exige cautela e não pode ser conduzido com pressa. Em novembro de 2024, Bolsonaro e outras 39 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento em uma trama golpista após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Atualmente, a PGR faz ajustes no material de mais de 880 páginas produzido pela PF. A Procuradoria ainda aguarda possíveis complementações da polícia, mas interlocutores indicam que, caso necessário, um aditamento à denúncia poderá ser feito posteriormente.
Se Gonet optar pela denúncia, o caso será encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no STF, e, em seguida, julgado pela Primeira Turma da Corte.