PGR pede abertura de investigação contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA contra autoridades brasileiras
Órgão cita postagens em redes sociais e entrevistas a veículos de imprensa dadas pelo deputado

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Procuradoria Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pedido é para apurar suposta atuação de Eduardo nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. A PGR cita postagens em redes sociais e entrevistas a veículos de imprensa dadas pelo deputado.
O órgão pediu ainda a tomada de depoimento de Jair Bolsonaro com o objetivo de que ele esclareça os fatos envolvendo o filho, já que ele seria supostamente beneficiado diretamente pelas ações de Eduardo. Bolsonaro se tornou réu por tentativa de golpe de Estado, após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar denúncia da PGR.
“As evidências conduzem à ilação de que a busca por sanções internacionais a membros do Poder Judiciário visa a interferir sobre o andamento regular dos procedimentos de ordem criminal, inclusive ação penal, em curso contra o sr. Jair Bolsonaro e aliados”, diz o documento.
• “Não tem a mínima possibilidade de voltar ao Brasil", afirma Eduardo Bolsonaro mesmo após decisão de Moraes
• Vídeo: Eduardo Bolsonaro se licencia e diz que fica nos EUA em luta contra Moraes
• STF tem maioria para tornar Bolsonaro réu por trama golpista
• Inelegível, Bolsonaro reafirma em vídeo que tentará ser candidato em 2026
Para a PGR, a conduta de Eduardo Bolsonaro pode confirmar crimes como coação no curso do processo e possível obstrução à investigação de infração penal que envolva organização criminosa.
Em março deste ano, Eduardo Bolsonaro anunciou licença do mandato parlamentar para morar nos Estados Unidos, onde está desde o fim de fevereiro.