Brasil

PIB do Brasil cresce 0,8% no 1º trimestre de 2024, dentro do previsto

Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB cresceu 2,5%; veja números

Por Da Redação
Ás

PIB do Brasil cresce 0,8% no 1º trimestre de 2024, dentro do previsto

Foto: Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,8% nos primeiros três meses de 2024, em comparação com o último trimestre do ano anterior. O resultado foi divulgado, na manhã desta terça-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento ficou ligeiramente acima da expectativa do mercado, medido pelo Broadcast, que apontava uma alta média de 0,7% na atividade econômica. Os resultados também vieram dentro do esperado pelo consenso LSEG de analistas, que previa crescimento de 0,8% na comparação trimestral.

O desempenho representou ainda uma retomada, após a economia ter andado de lado tanto no terceiro como no quarto trimestre do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB cresceu 2,5%.

Altas e baixas

O setor de Serviços puxou essa variação positiva, com alta de 1,4%, principalmente devido ao segmento do Comércio (3%), de Informação e Comunicação (2,1%) e de Outras atividades de serviços (1,6%). A agropecuária cresceu 11,3% no período.

Já a Indústria registrou queda de 0,1%. Entre as atividades industriais, houve queda nas atividades de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,6%); Construção (-0,5%); e Indústrias Extrativas (-0,4%).

Quanto ao setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram variação positiva de 0,2% ao passo que as Importações de Bens e Serviços cresceram 6,5%.

Por outro lado, houve estabilidade nas atividades de Intermediação financeira e seguros (0,0%) e Administração, saúde e educação pública (-0,1%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.