Saúde

Pílula para tratamento inicial da Covid-19 pode chegar ao SUS em julho

Anvisa aprovou o uso do molnupiravir em pacientes com alto risco de evoluir para quadros graves da doença

Por Da Redação
Ás

Pílula para tratamento inicial da Covid-19 pode chegar ao SUS em julho

Foto: MSD/Divulgação

O medicamento antiviral oral contra a Covid-19, molnupiravir (nome comercial Lagevrio), desenvolvido pela farmacêutica MSD (Merck Sharp & Dohme)  foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira (4). Agora, a expectativa da farmacêutica é que ele esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) já no começo de julho deste ano.

As tratativas para a distribuição do medicamento no Brasil vão ser feitas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que firmou um acordo de cooperação tecnológica com a MSD nessa quinta-feira (5).

O molnupiravir foi aprovado para uso em pessoas que mesmo vacinadas tenham risco de desenvolver formas graves da Covid-19, como pacientes oncológicos, portadores do vírus HIV, indivíduos transplantados ou imunossuprimidos, entre outros.

Caberá ao Ministério da Saúde definir quais grupos serão elegíveis a receber o remédio no SUS. O tratamento deve ser iniciado em até cinco dias do início dos sintomas em pacientes que não estejam necessitando de oxigênio suplementar. O remédio não é indicado para gestantes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário