Pinacoteca do Beiru inaugura exposição no sábado (14)
A mostra "E o Sol é para todos?" exibe obras do artista Anderson AC
Foto: Reprodução/Pinacoteca do Beiru/Anderson AC
A Pinacoteca do Beiru inaugura, neste sábado (14), a exposição "E o Sol é para todos?", com obras do artista visual Anderson AC. A pinacoteca é localizada em um dos bairros mais populosos da cidade e um dos maiores do miolo central de Salvador, com mais de 50.000 habitantes.
O evento está marcado para às 16h, de forma presencial, para visitas agendadas. Também será disponibilizado um tour virtual pelo site da pinacoteca.
O espaço surgiu como ateliê do artista Anderson AC em 2015 que, mesmo em condições insalubres, desenvolveu o Pinacoteca do Beiru Festival de Arte, em fevereiro deste ano, para exposições de artes visuais e plásticas ao público. Hoje são disponibilizadas, de forma gratuita, oficinas de pintura em duas turmas, de crianças e adultos, em que estudam a história da arte, sobre a teoria das cores, técnicas de pinturas, produção artística livre. Os materiais são oferecidos pela pinacoteca.
Segundo o artista visual, Anderson AC, a mostra "E o sol é para todos?" gera reflexão sobre o dia-a-dia e as condições de igualdade e desigualdade da sociedade.
"Traz uma reflexão das questões ligadas à meritocracia e ao fato que vivemos todos num único planeta, dentro das mesmas condições físicas e humanas, mas não sociais. Todos precisamos igualmente de água, de oxigênio, de alimento, e se sol nasce para todos, a sombra também deveria ser, respeitando o processo de harmonia, comunhão e equilíbrio que não chega para a grande maioria das pessoas moradores das grandes periferias que moram nas grandes favelas”, disse.
A exposição está prevista para ficar em cartaz durante um longo período em razão das visitas presenciais e guiadas que serão feitas com agendamento prévio nos canais de comunicação e redes sociais do projeto.