Pirataria digital: operação prende 11 pessoas e bloqueia cerca de 250 plataformas de streaming ilegais
Quinta fase da Operação 404 foi deflagrada nesta terça-feira (14)
Foto: Pexels
Uma operação contra a pirataria digital, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e envolvendo as polícias civis de oito estados, prendeu pelo menos 11 pessoas nesta terça-feira (14). Quatro prisões ocorreram em São Paulo, quatro em Minas Gerais, duas no Paraná e uma na Bahia.
Trata-se da quinta fase da Operação 404, que combate crimes como violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro. A iniciativa começou em 2019 e conta com a cooperação de outros três países (EUA, Reino Unido e Peru).
O Ministério da Justiça informou que, além das prisões, foram realizados nesta nova fase o bloqueio de 199 sites e 63 aplicativos utilizados para transmitir e compartilhar filmes, séries e músicas de maneira ilegal.
Os 11 presos foram encontrados nos endereços alvos dos mandados de busca e apreensão, onde os policiais apreenderam equipamentos e estrutura para o compartilhamento desses arquivos, além de listas de pessoas que pagam pelo material pirateado.
Ainda de acordo com o ministério, desde 2019, foram bloqueados 1.974 sites e 783 aplicativos, em quatro países, utilizados para compartilhamento ou transmissão de pirataria.