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Pisa: menos da metade dos estudantes brasileiros de 15 anos atingiu o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes aponta desafios persistentes na educação brasileira

Por Da Redação
Ás

Pisa: menos da metade dos estudantes brasileiros de 15 anos atingiu o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados nesta terça-feira (5), revelam que menos da metade dos estudantes brasileiros de 15 anos atingiu o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências. Apesar da pontuação ter tido pouca variação, o desafio educacional persiste.  

Em 2022, o Brasil alcançou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. As posições no ranking, dentre 81 nações, foram as seguintes: 53° em leitura, 61° em ciências e 65° em matemática. Apesar dos resultados considerados abaixo da média, o país manteve estabilidade, subindo algumas posições em comparação com a última edição, de 2018. 

O diretor executivo da ONG Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho, destaca que, considerando os desafios impostos pela Covid-19, o Brasil surpreende ao manter-se estável nos índices. Ele aponta duas hipóteses: os esforços médios das redes de educação podem ter amenizado quedas mais significativas, e os dados indicam que o país estava melhorando seu desempenho nos anos anteriores, impacto neutralizado pela pandemia.

Na média geral, países da OCDE recuaram em leitura e matemática. No cenário latino-americano, o Brasil supera na avaliação de matemática países como Argentina, Panamá e Guatemala. Singapura lidera o ranking global, enquanto os últimos colocados em matemática são El Salvador, República Dominicana, Paraguai e Camboja.

O Pisa, coordenado pela OCDE, avalia jovens de 15 anos a cada três anos. O Brasil, realizado pelo Inep, enfrenta desafios, mas a prova destaca não apenas a reprodução do conhecimento, mas a aplicação criativa em contextos reais.

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