Brasil

Pix terá duas novas funções a partir de 2023, diz Banco Central

Tecnologia vai permitir que usuário acione pagamento automático ou agendamento

Por Da Redação
Ás

Pix terá duas novas funções a partir de 2023, diz Banco Central

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Presente no dia a dia do brasileiro, o Pix vai passar a agregar mais inovações para aumentar a eficiência e a segurança a partir de 2023, com o pagamento de contas em débito automático e agendado e transferências internacionais, de acordo com o Banco Central. As informações são do jornal O Globo.  

De acordo com o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC, Ângelo Duarte, no Brasil há 536,9 milhões de chaves cadastradas para 140 milhões de usuários. A expectativa para o próximo ano é que a funcionalidade atraia mais interesse. 

"Em 2023 e 2024, o foco será sobre o desenvolvimento de novas funcionalidades para incrementar a segurança do Pix e um novo produto, o Pix Automático, que aumentará a eficiência e democratizará o acesso de pessoas e empresas ao débito automático", disse a reportagem.

Atualmente, o Pix já pode ser usado para pagar boletos ou substitui-los, com as funções QR Code ou “Copia e Cola”. O Pix Automático permitirá que os usuários usem a ferramenta para programar pagamentos recorrentes, como os de contas de luz, água, telefone e internet, assim como se faz hoje com a conta corrente.

O BC também tem como expectativa aumentar ainda mais a competição do Pix com os cartões de crédito e débito no pagamento de serviços de streaming, academias, condomínios e delivery por aplicativo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário