• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • PL inclui na lei permissão explícita para artista manifestar posicionamento político em shows
Política

PL inclui na lei permissão explícita para artista manifestar posicionamento político em shows

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados

Por Da Redação
Ás

PL inclui na lei permissão explícita para artista manifestar posicionamento político em shows

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 721/22 inclui na Lei das Eleições a permissão para que o artista manifeste seu posicionamento político, por meio de seu trabalho, em shows e apresentações, seja antes, durante ou depois do período eleitoral. Atualmente, a lei já estabelece que não configura propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolva pedido explícito de voto, menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos.

A proposta de inclusão foi apresentada pelo deputado Marcelo Ramos (PSD-AM). “A todo cidadão é garantida a liberdade de expressão, seja favorável ou contrária a esse ou aquele candidato. E isso é claro inclui os artistas. A eles fica assegurada a manifestação política em seus shows ou apresentações, seja antes, durante ou depois do período eleitoral”, afirmou Ramos.

Lollapalooza

Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu ao pedido do Partido Liberal (PL) e proibiu que artistas e músicos fizessem propaganda eleitoral em favor de pré-candidatos às eleições de outubro no Festival Lollapalooza.

A decisão do ministro Raul Araújo é fruto de um pedido de liminar após a apresentação de Pablo Vittar no festival. Durante o show, o artista levantou uma bandeira com a foto de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à presidência da república.  Além da proibição, foi estipulada multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário