• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • PL permite que condomínios residenciais adquiram personalidade jurídica
Brasil

PL permite que condomínios residenciais adquiram personalidade jurídica

Já aprovado pelo Senado, texto tramita na Câmara dos Deputados

Por Da Redação
Ás

PL permite que condomínios residenciais adquiram personalidade jurídica

Foto: Agência Brasil

O Projeto de Lei 3461/19 altera o Código Civil para dar aos condomínios residenciais o direito de adquirir personalidade jurídica de direito privado, como as empresas e fundações. De acordo com o texto, a transformação em pessoa jurídica ocorrerá quando o condomínio registrar, em Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, a convenção de criação e a ata da decisão pela constituição da pessoa jurídica, com o voto favorável dos titulares de, no mínimo, 2/3 das frações ideais atribuídas a cada apartamento ou casa.

Já aprovado pelo Senado, o texto, de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), tramita agora na Câmara dos Deputados. “A possibilidade de instituição de pessoa jurídica permitirá que os condomínios resolvam problemas burocráticos que atualmente têm enfrentado, como a dificuldade para aquisição e registro de imóveis”, disse Bezerra.

A proposta altera também a Lei de Registros Públicos para determinar a possibilidade de registro do ato, da convenção do condomínio e da ata com a decisão pela constituição da pessoa jurídica no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Os valores cobrados pelos cartórios não podem tornar impeditiva à inscrição de condomínios formados por pessoas de menor poder aquisitivo.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.