Mundo

Planeta terá temperaturas mais altas até 2024, diz ONU

A Terra já ganhou pelo menos 1 ° C desde os anos 1850-1900, devido às atividades humanas

Por Da Redação
Ás

Planeta terá temperaturas mais altas até 2024, diz ONU

Foto: Reprodução

A ONU informou nesta quinta-feira (9) que a temperatura média do planeta em cada ano entre 2020 e 2024 será pelo menos 1 °C maior que a era pré-industrial, com picos prováveis superiores a 1,5 °C. 

Segundo as novas previsões meteorológicas publicadas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), durante o período 2020-2024, quase todas as regiões, exceto algumas áreas oceânicas do sul, terão temperaturas mais altas do que as atuais.

As previsões indicam que condições climáticas serão mais úmidas do que nos últimos anos nas altas latitudes do planeta e no Sahel e provavelmente mais secas no norte e leste da América do Sul. Ventos mais fortes a oeste ocorrerão no norte do Atlântico Norte, causando mais tempestades na Europa Ocidental.

O planeta já ganhou pelo menos 1 ° C desde os anos 1850-1900, devido às atividades humanas. Com isso, as catástrofes climáticas se multiplicaram. Os últimos cinco anos foram os mais quentes já registrados. 

A OMM afirma que a temperatura média global deve permanecer acima de pelo menos 1 ° C até 2024. E a probabilidade de exceder os níveis pré-industriais em 1,5 ° C por pelo menos um desses cinco anos é de 20%. No entanto, é extremamente "improvável" que a temperatura média de cinco anos para o período 2020-2024 esteja acima de 1,5 ° C. 

As previsões não levam em consideração as mudanças nas emissões de gases de efeito estufa registradas durante o confinamento imposto para conter a pandemia da covid-19.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.