Plano Estratégico Ferroviário da Bahia é entregue ao PPI do Governo Federal
O principal desafio apontado pelo plano é a necessidade de aumentar a competitividade do setor mineral baiano
Foto: Reprodução | Divulgação
O secretário baiano Cláudio Peixoto esteve presente em Brasília para participar do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento acompanhado pelo superintende de Planejamento Estratégico da Secretaria Estadual do Planejamento - Seplan, Ranieri Muricy, nesta quinta-feira (16). A reunião foi com com o secretário especial do PPI – Programa de Parceria de Investimentos do Governo Federal, Marcus Cavalcanti, na qual foi entregue o Plano Estratégico Ferroviário da Bahia.
O principal desafio apontado pelo plano, que foi tema de um evento promovido pela Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), no último mês de fevereiro, é a necessidade de aumentar a competitividade do setor mineral baiano, o terceiro maior produtor de minérios do país, a partir da superação dos entraves existentes na logística de transporte.
Entre as propostas sinalizadas, destaque para a criação de novos ramais ferroviários e a implantação da carga geral, que permite a circulação de diversos tipos de mercadorias, a exemplo de produtos manufaturados, combustíveis, alimentos e bebidas processados e outros produtos com maior valor agregado. Além da necessidade de construção e reforma da malha ferroviária existente para que o estado siga o padrão utilizado em grande parte do país, facilitando o deslocamento das cargas entre ramais ferroviários distintos.