Podcast O Lado B de Brasília: 90 anos do voto feminino

Lutas e conquistas das mulheres na política pautam o episódio desta semana

Por Juliana Dias
Ás

Podcast O Lado B de Brasília: 90 anos do voto feminino

Foto: Divulgação

O Lado B de Brasília fala neste episódio de lutas e conquistas das mulheres na política. Isso porque hoje são lembrados os 90 anos do voto feminino no Brasil. Mas, importante destacar que, mesmo podendo votar, elas ainda são cerca de 15% do Congresso. O número ainda está longe de ser bom, mas o espaço está crescendo, inclusive, na importância das posições que ocupam dentro do Parlamento.  

Duas das participantes foram as primeiras mulheres da história a presidir a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante das Casas do Congresso Nacional. A senadora Simone Tebet e a deputada federal Bia Kicis têm atuações diferentes, mas têm em comum o pioneirismo em colocar uma mulher no comando do colegiado, que é a porta de entrada de todos os projetos. De toda forma, elas trazem preocupação com o preconceito contra mulheres que ocupam postos de destaque, que antes eram exclusivos dos homens, o que é relatado por Tia Eron.

A esperança está no poder da presença feminina em mudar a realidade para melhor, seja colocando em discussão temas importantes para a sociedade ou mudando, mesmo que, aos poucos, práticas e estruturas. Quem já imaginou que uma deputada poderia continuar a amamentação exclusiva ao mesmo tempo em que vota temas importantes para o Brasil? Hoje, felizmente, isso é possível, conta a deputada Sâmia Bomfim. Esse é mais um passo de uma longa caminhada. E, alguns desses passos se iniciaram na militância, como é o caso de Alice Portugal e Lídice da Mata, outros a partir de influências familiares, como é o caso de Ângela Amin. E o que essas trajetórias têm em comum é a vontade de fazer diferente, cumprir uma missão, deixar um legado de igualdade.

Confira o episódio desta semana aqui:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário