• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • "Pode ter efeitos gigantescos", diz Fachin ao falar sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro
Brasil

"Pode ter efeitos gigantescos", diz Fachin ao falar sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro

Fachin anulou as condenações de Lula pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Operação Lava Jato

Por Da Redação
Ás

"Pode ter efeitos gigantescos", diz Fachin ao falar sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro

Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, disse nesta sexta-feira (12), em entrevista ao O Globo, que a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia gerar a anulação de todos os casos da Lava-Jato nos quais ele, Moro,  e a força-tarefa de Curitiba atuaram.  

A chamada suspeição é figura jurídica falada quando a imparcialidade ou neutralidade do juiz pode estar comprometida, ou seja, outros interesses, que não a métrica da Justiça, norteiem as decisões dele.

"Anular quatro processos por incompetência é realidade bem diversa da declaração de suspeição que pode ter efeitos gigantescos.", disse Fachin em entrevista ao O Globo,  ao ratificar que a decisão dele "mantém o entendimento isonômico sobre a competência para julgamentos dos feitos e como deve ser interpretada a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba. Isso, tão somente."

"Fosse, porém, uma exceção de suspeição, haveria o que chamamos de apreciação de mérito, isto é, o tribunal apreciaria os fatos e o direito e, uma vez julgada a exceção, eles se tornariam indiscutíveis. A regra é de fácil intuição: se um juiz é amigo de uma das partes, sempre que uma delas estiver em um dos pólos da ação, o juiz não poderá julgar. Se julgar, a decisão não poderá prevalecer, seja uma decisão condenatória, seja uma decisão que, por exemplo, tenha bloqueado a propriedade de uma das partes", completou.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, anulou no dia 8 de março, as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Operação Lava Jato. A anulação das condenações contra o ex-presidente Lula restaura sua elegibilidade para o ano de 2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.