Polícia apreende fentanil pela primeira vez no Brasil
A substância é a droga que mais causa mortes por overdose nos Estados Unidos
Foto: Pexels
A Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES) apreendeu pela primeira vez no Brasil, frascos de fentanil, um opioide sintético 100 vezes mais forte do que a morfina. A substância é a droga que mais causa mortes por overdose nos Estados Unidos. A apreensão foi realizada por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), em fevereiro.
A polícia informou que a operação foi realizada com o objetivo de apurar uma suposta base utilizada por traficantes para armazenar drogas e materiais ilícitos diversos, na zona rural próxima à reserva biológica Duas Bocas, localizada no município de Cariacica, na região metropolitana de Vitória.
Segundo os agentes, foram apreendidos 31 frascos de fentanil, 136 quilos de maconha, 13 quilos de mistura para cocaína, 2.500 pinos de cocaína cheios, além de milhares de pinos vazios durante a ação. polícia informou.
Fentanil
O fentanil é um opioide sintético até 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. A droga se tornou a principal causa de morte entre os norte-americanos, de acordo com dados do CDC.
A droga é dividida em dois tipos: o fentanil farmacêutico e o fentanil fabricado ilicitamente. No entanto, os dois são considerados opioides sintéticos. O fentanil farmacêutico é prescrito por médicos para tratamento de dores intensas, especialmente após cirurgias e para pacientes com câncer em estágio avançado.
Riscos
O fentanil e outros opioides sintéticos são as drogas mais comumente envolvidas em mortes por overdose. Mesmo em pequenas doses, pode ser fatal.
Estima-se que mais de 150 pessoas morrem todos os dias de overdoses relacionadas a opioides sintéticos como o fentanil. Os riscos são aumentados pela impossibilidade de mensurar os níveis de fentanil presentes nas drogas comercializadas ilegalmente.
Os sinais de overdose incluem contração das pupilas, sonolência e perda da consciência, respiração lenta ou fraca, sons de asfixia, flacidez corporal, além de pela fria ou úmida e com perda da coloração, principalmente de lábios e unhas.