Polícia e MP-BA deflagram operação contra o PCC na região Nordeste
Do total de 212 mandados em 10 estados, apenas o Nordeste concentra 179
Foto: Divulgação
Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (28), a Operação Flashback II, que tem por objetivo combater o principal núcleo de formação criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação conta com o Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MPBA) com a participação do Grupo de Segurança Institucional GSI/SEAP, a 2ª Promotoria de Jequié e o apoio da Cipe Central da Polícia Militar.
A segunda fase da operação cumpre os mandados nos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
No total, serão 212 mandados de busca e apreensão e de prisão a serem cumpridos em 71 municípios, localizados em quatro regiões brasileiras. A região do Nordeste é a que mais possui número de ações, contabilizando 179 mandados judiciais expedidos. Só Alagoas conta com o maior número de alvos, ao todo 80, e outros 11 municípios, totalizando 101 cumprimentos de mandados judiciais pelos agentes públicos.
A operação nacional teve o apoio da 17ª Vara Criminal de Maceió, que deferiu a expedição dos mandados judiciais. O Gaeco faz parte do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). A ação foi deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do GNCOC, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP/AL), a Polícia Civil de Alagoas, por meio da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), e a Polícia Militar de Alagoas, por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
Mulheres no crime
As investigações da Operação Flashback II observou o protagonismo das mulheres que são ligadas ao PCC, com cargos de chefia no organograma da organização criminosa. Segundo levantamento da Polícia Civil de Alagoas, as mulheres têm perfil violento tanto quanto os homens da facção.
A unidade especializada comprovou que o núcleo das Damas do Crime é composto por 18 mulheres e apenas um homem que, somados aos demais núcleos da operação, totalizam 39 mulheres alvos de mandados de prisão e busca e apreensão. Ou seja, 18% da operação são apenas mulheres.