Polícia Federal faz operação para apurar fraudes bancárias eletrônicas em Vitória da Conquista
As fraudes teriam causado o prejuízo de R$ 318 mil a instituições financeiras

Foto: Reprodução
A Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Laranjada Suíça” nesta quarta-feira (30) para apurar fraudes bancárias eletrônicas em Vitória da Conquista (BA). Segundo investigações, na cidade residem os laranjas que recebiam os valores das transações bancárias fraudulentas. O prejuízo de R$ 318 mil afetou instituições financeiras, como a Caixa Econômica.
Dez mandatos de busca e apreensão foram cumpridos na cidade do sudoeste baiano. Documentos, equipamentos de informática e aparelhos celulares foram apreendidos.
A ação criminosa consistia em conseguir dados sensíveis de clientes através da manipulação e enganação das vítimas através de ataques cibernéticos. Técnicas de engenharia social e phishing eram utilizadas.
O nome da operação faz referência ao de Vitória da Conquista ser conhecia como Suíça Baiana e por residirem os laranjas. Todos os mandatos foram expedidos pela Justiça Federal do Tocantins, já que os dispositivos eletrônicos vinculados a contas bancárias de vítimas são de um suspeito que mora em Palmas.