• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Oito pessoas são presas em operação da PF contra grupo investigado por tráfico interestadual de drogas e armas na Bahia

Oito pessoas são presas em operação da PF contra grupo investigado por tráfico interestadual de drogas e armas na Bahia

Operação Convictus foi lançada na manhã desta quinta-feira (31)

Por Da Redação
Às

Atualizado
Oito pessoas são presas em operação da PF contra grupo investigado por tráfico interestadual de drogas e armas na Bahia

Foto: Divulgação/PF

Oito pessoas de uma organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual de drogas e armas e lavagem de dinheiro, com movimentações financeiras que ultrapassam R$ 5 milhões, foram presas na 2ª fase da operação Convictus, lançada na manhã desta quinta-feira (31), em Salvador e Região Metropolitana.

As investigações identificaram um narcotraficante que, inicialmente vinculado a uma facção criminosa, passou a atuar de forma independente, com negociação e revenda de entorpecentes para outras facções.

Segundo as investigações, a organização adquiria grandes quantidades de entorpecentes, como maconha tipo skunk, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume, tetracaína e cafeína, e os distribuía principalmente em Salvador e Região Metropolitana.

A organização criminosa também atuava em negociações para aquisição de armas de fogo de grosso calibre, incluindo pistolas, fuzis e até metralhadora com munição antiaérea, destinadas a disputas entre facções rivais. As investigações também identificaram um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo empresas de fachada, contas bancária de terceiros, veículos de luxo e o uso de lojas de automóveis para dissimular os lucros obtidos com a atividade criminosa.

Nesta 2ª fase da operação Convictus, foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva; 11 de busca e apreensão; além do sequestro de bens e bloqueio judicial de contas bancárias, em 69 CPF’s e CNPJ’s; e bloqueio do sistema RENAJUD de veículos registrados em nome dos investigados.

Durante os mandados de busca e apreensão, foram recolhidos dispositivos eletrônicos, valores em espécie superiores a R$ 5 mil, documentos comprobatórios de bens e veículos relacionados à organização criminosa. 

A 2ª fase da operação ocorre em união da Polícia Federal, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Bahia, e Polícia Militar da Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário