Polícia Federal liberta trabalhadores em condições análogas à escravidão em ação de resgate
Ação conjunta acontece no oeste baiano
Foto: Divulgação
Uma ação conjunta entre a Polícia Federal, a Gerência Regional do Trabalho e Emprego - GRTE Barreiras e a Polícia Militar revelou na terça-feira (20), que três trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão, em uma carvoaria, em uma fazenda no município de Morpará/BA.
A ação policial desencadeada nessa fazenda expôs as condições degradantes e a exploração que esses trabalhadores enfrentavam. Aqueles que deveriam ter seus direitos e dignidade protegidos foram submetidos a uma forma moderna de escravidão. No entanto, a determinação da Polícia Federal e das autoridades locais resgatou-os desse cativeiro de injustiças.
O resgate desses trabalhadores é apenas o primeiro passo para garantir que a violência e a exploração não fiquem impunes. Procedimentos administrativos foram instaurados para assegurar o pagamento das verbas trabalhistas devidas a essas vítimas e, além disso, um inquérito policial será aberto para investigar e responsabilizar criminalmente aqueles que perpetuaram essa situação degradante.