Polícia Militar aumenta segurança com o uso de tecnologia de reconhecimento facial na Festa dos Navegantes na cidade de Jaguaripe
Celebração já é parte do calendário de festividades da cidade
Foto: Rafael Rodrigues/SSP-BA
Em 2025 a tradicional Festa dos Navegantes, na cidade de Jaguaripe, irá contar com alto reforço na segurança. A Prefeitura Municipal fechou uma parceria com Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado e a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) comunicou que irá usar um sistema de reconhecimento facial no decorrer da festa, que atrai milhares de turistas.
A tecnologia será usada para identificar prováveis foragidos da Justiça ou suspeitos de crimes na multidão. O sistema, já utilizado com sucesso em outras comemorações de grande porte na Bahia, captura e examina imagens em tempo real, assegurando a velocidade no trabalho das forças de segurança.
A celebração ainda terá um efetivo de peso, que tem patrulhas no circuito da festa, viaturas ordinárias, equipes da Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, e apoio da CIPT Recôncavo (RONDESP) e CIPE Litoral. Ainda, uma delegacia temporária será colocada, com a presença de delegado, investigadores e escrivães. Também terá quatro portais de abordagem, executado por agentes de segurança privada em parceria com policiais militares e equipes de monitoramento.
O comandante do policiamento na cidade salientou a importância da tecnologia de reconhecimento facial, que não somente aumenta a capacidade de resposta, mas ainda atua como meio de dissuasão. "Estamos garantindo uma festa tranquila para todos, com foco na prevenção e no combate à criminalidade", declarou.
A Festa dos Navegantes é uma das celebrações religiosas mais tradicionais de Jaguaripe, que junta solenidades religiosas, shows com atrações renomadas, procissão fluvial e atividades culturais. “O reforço na segurança é fundamental! Trabalhamos muito para garantir a tranquilidade da nossa gente e dos turistas”, declarou o prefeito, Dr Fábio Nonato.