Poliomielite é a única emergência de saúde global mantida pela OMS
Não há tratamento para a doença e só a vacina pode evitar casos da pólio
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Com o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional para a varíola dos macacos, anunciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na quinta-feira (11), apenas uma doença segue no patamar mais alto dado pela entidade para uma doença em circulação do mundo: a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
A doença é altamente contagiosa e responsável por quadros de paralisia nos membros inferiores. A enfermidade é mantida em emergência internacional desde a criação do mecanismo em 2005.
A pólio selvagem tem três cepas e duas já foram erradicadas. O tipo 2 foi eliminado em 1999 e o 3, em 2020. Em 2022, o tipo 1 continuava ativo apenas no Paquistão e no Afeganistão.
O polivírus afeta principalmente crianças com menos de 5 anos e foi responsável por surtos que deixaram pacientes pediátricos sem movimentos das pernas e causou mortes.
O contágio ocorre de pessoa para pessoa através de via oral-fecal ou por contato com alimentos ou água contaminados. Não há tratamento para a poliomielite e só a vacina pode evitar casos da doença.