Poluição do ar causou 8,1 milhões de mortes em 2021, aponta relatório

Brasil registrou aumento nas exposições ao ozônio ambiental na última década

Por Da Redação
Ás

Poluição do ar causou 8,1 milhões de mortes em 2021, aponta relatório

Foto: Unsplash/Kristen Morith

O relatório Estado do Ar Global 2024, apresentado nesta quarta-feira (19), revela que a poluição causou 8,1 milhões de mortes em todo o mundo em 2021, representando 12% do total de óbitos no período.

O estudo destaca a Índia, com 2,1 milhões de casos fatais, e a China, com 2,3 milhões, responsáveis por 54% da carga global de doenças causadas pela poluição do ar.  Segundo a análise da organização de pesquisa Health Effects Institute (HEI), em parceria com o Fundo da ONU, cerca de 169,4 mil crianças com menos de cinco anos já perderam a vida. 

Entre as mortes nessa faixa etária, destacam-se a Nigéria com 114 mil casos, o Paquistão com 68,1 mil, a Etiópia com 31,1 mil e Bangladesh com 19,1 mil casos fatais. A publicação menciona o Brasil pelo aumento em mais de 10% nas exposições ao ozônio ambiental na última década, ao lado de países como Índia, Nigéria e Paquistão. 

Acima de 90% do total global das mortes por poluição do ar são provocadas pelas chamadas PM2,5. Estas partículas minúsculas são produzidas por carros, caminhões e aviões e compõem a fumaça de incêndios florestais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário