Poluição em Nova Deli atinge níveis cada vez mais altos e população sofre
A cidade atingiu um pico de poluição histórica no domingo, 3 de novembro
Foto: Reprodução
O governo de Nova Deli tem tomado recentes medidas para amenizar os prejuízos da poluição - com a distribuição de cinco milhões de máscaras para a população - além de suspender todas as construções e lançamentos de fogo-de-artifício durante um tempo. Ainda assim, a qualidade do ar na cidade tem se deteriorado, caindo para níveis recorde há vários anos. A poluição atingiu o valor mais alto no ultimo domingo 3, obrigando o cancelamento ou desvio de mais de 30 voos, encerramento de escolas e o início de um rodizio de veículos para circulação na cidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os níveis de pequenas partículas atmosféricas que entram nos pulmões não excedam os 25 microgramas por metro cúbico, numa média de 24 horas. No entanto, em algumas zonas da cidade as medições chegaram aos 999 microgramas, muito acima dos 500 que já são considerados "muito graves".
Os hospitais da capital deram conta de um aumento do número de pacientes diagnosticados com problemas respiratórios e infeções decorrentes da poluição do ar, numa altura em que o céu de Nova Deli se cobre por um espesso manto de nevoeiro branco. E no rio Yamuna, vê-se mais espuma do que água. Algumas crianças chegam a ter pulmões de fumantes assíduos.
O chefe do governo da cidade, Arvind Kejriwal, escreveu no Twitter que a poluição atingiu níveis "insuportáveis" e que as pessoas estão a sofrer por conta de um problema causado pelos Estados vizinhos.