• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pontes diz que bolsas do CNPq serão retomadas após normalização do orçamento
Brasil

Pontes diz que bolsas do CNPq serão retomadas após normalização do orçamento

Ele já havia anunciado um remanejamento interno no orçamento do CNPq para pagar as bolsas de pesquisas referentes ao mês de setembro

Por Da Redação
Ás

Pontes diz que bolsas do CNPq serão retomadas após normalização do orçamento

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (5), o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou que, assim que o orçamento da Pasta voltar ao normal, todas as bolsas que estão suspensas serão retomadas. Tal declaração foi dada em meio à crise de recursos que afeta pesquisadores em todo o País.

“É lógico que, não tendo recursos, não vou poder honrar aquilo, ou iniciar novas chamadas. Seria ilegal fazer isso”, disse Pontes a jornalistas, após participar de evento com empresários em Brasília. 

“Mas assim que o orçamento voltar ao normal, todas as partes que estão suspensas vão voltar à normalidade. E as chamadas do ano que vem vão ser normais também”, acrescentou.

Ele já havia anunciado um remanejamento interno no orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para pagar as bolsas de pesquisas referentes ao mês de setembro. 

Além disso, ele ainda afirmou aos jornalistas que foram remanejados de forma emergencial R$ 82 milhões da área de fomento do CNPq para a área de bolsas. A medida vai atender cerca de 80 mil pesquisadores.

E apesar do remanejamento neste mês de setembro, o ministério segue sem recursos para o pagamento de bolsas no restante do ano. De acordo com Pontes, duas alternativas estão em discussão para cobrir as despesas com as bolsas. A primeira possibilidade é de que os recursos venham de uma possível antecipação do pagamento de dividendos dos bancos públicos à União. A segunda é que os R$ 248 milhões sejam cobertos a partir de uma parcela do fundo formado por recursos recuperados pela Operação Lava Jato, a partir dos desvios da Petrobras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.