Brasil

Populações de animais vertebrados caem 69% no mundo desde 1970

Pesquisa tem como base quase 32 mil populações de mais de 5,2 mil espécies de vertebrados

Por Da Redação
Ás

Populações de animais vertebrados caem 69% no mundo desde 1970

Foto: Reprodução/ Wikimedia Commons

O tamanho da população de animais selvagens vertebrados caiu em média, 69% desde 1970, segundo o relatório Planeta Vivo 2022, da ONG World Wide Fund for Nature (WWF), divulgado nesta quinta-feira (13). Isso significa que desapareceram mais de dois terços destes animais em apenas 48 anos.

O levantamento reúne o maior conjunto de dados do Índice Planeta Vivo, fornecido pela Sociedade Zoológica de Londres, com base em quase 32 mil populações de 5.230 espécies de vertebrados.

Inclui, por exemplo, uma população de tubarões-baleia no Golfo do México contada a partir de pequenos aviões voando baixo sobre a água e pássaros contabilizados pelo número de ninhos em penhascos. Dependendo da espécie, ferramentas como armadilhas fotográficas e evidências como excrementos de trilhas ajudam os cientistas a estimar a população em um determinado local.

A pesquisa revela que, em um ritmo ainda mais intenso, as populações de vertebrados monitorados estão despencando particularmente nas regiões tropicais. A WWF se diz “extremente preocupada com essa tendência, uma vez que essas áreas geográficas são algumas das mais biodiversas do mundo”.

Entre as espécies ameaçadas no planeta está o boto-cor-de-rosa, cuja população despencou 65% entre 1994 e 2016 na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.

As populações de água doce monitoradas, como o boto, caíram em média 83% — o maior declínio de qualquer grupo de espécies. Cerca de metade das ameaças aos peixes migratórios foram relacionadas à perda de habitat e às barreiras nas rotas de migração.

Também houve um declínio preocupante de 80% na população de gorilas-das-planícies-orientais no Parque Nacional Kahuzi-Biega, da República Democrática do Congo, de 1994 a 2019, e uma queda de 64% entre leões-marinhos-australiano no período de 1977 a 2019.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário