Política

Por PEC da Transição, Lula deve seguir com orçamento secreto

Deputados e senadores podem sugerir ao relator qual deve ser a destinação dos recursos

Por Da Redação
Ás

Por PEC da Transição, Lula deve seguir com orçamento secreto

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Apesar de ter afirmado ao longo da campanha eleitoral que daria fim ao Orçamento Secreto, o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deve alterar a ferramenta no primeiro ano de mandato.

Conforme aliados do petista, avaliando a negociação com o Congresso Nacional sobre a liberação de mais recursos para usar em 2023, por meio da proposta de emenda à Constituição (PEC), é recomendável que ele não modifique esse mecanismo, utilizado como moeda de troca para o Executivo conseguir apoio de parlamentares.

As emendas de relator, que ficaram popularmente conhecidas como orçamento secreto, são controladas pelo escolhido do Congresso para ser o relator-geral do Orçamento federal e elaborar o parecer da Lei Orçamentária Anual (LOA). Dessa forma, os deputados e senadores podem sugerir ao relator qual deve ser a destinação desses recursos.

Entretanto, não há uma regra para a aplicação dessas emendas. Dessa forma, não exite uma distribuição igualitária das verbas e, na maioria das vezes, o nome do parlamentar que registrou o pedido não é revelado, assim como a destinação desses recursos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.